Saiba mais ! Matéria prima

Cientistas da Universidade de Muster , na Alemanha , descobriram que o látex proviniente de uma planta chamada dente-de leão produz uma borracha com a mesma qualidade oferecida pela seiva da seringueira para a fabricação pneus.
Será que de ervas silvestres teremos pneus de alta tecnologia?

Fonte: www.ocarreteiro.com.br

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Transbordo de Carga

Transbordo de carga significa a transferência da mercadoria de um veículo transportador para outro do mesmo tipo, para a continuação da viagem, entre o porto ou ponto de origem e o porto ou ponto de destino designados no conhecimento de transporte. Por exemplo, a troca de um navio por outro.

Este tipo de operação é realizado, em geral, no transporte de mercadorias para portos ou pontos de destino que não são servidos diretamente por uma linha regular de transporte, mas cujo conhecimento abrange a viagem completa.

Quando a transferência da mercadoria for realizada de um navio para outro da mesma empresa de navegação, para seqüência da viagem, com cobertura pelo mesmo conhecimento de embarque, nunca há transferência de responsabilidade, já que muda apenas o navio e não o armador.

Esta operação é denominada por alguns armadores como sendo um Relay, para denotar que não existe transbordo nos termos tradicionais. Obviamente que, tecnicamente, é um transbordo, pois a carga troca de veículo entre a origem e o destino mencionados no conhecimento de embarque.



Fonte: Transportes e Seguros no Comércio Exterior - Samir Keedi/Paulo C. C. de Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário